Processo não é tão simples e demanda alguns cuidados, mas é possível ser feito sem sustos
Desde que o padrão de tomadas brasileiro mudou, quem tem eletrodomésticos e eletrônicos mais antigos precisa se valer de adaptadores para manter tudo funcionando.
No entanto, o correto é substituir a tomada inteira, atualizando-a para o padrão atual. O processo não é tão simples, mas é possível de ser feito em casa com ferramentas básicas.
1) Comprando a tomada nova
Existem basicamente dois tipos de tomadas à venda, as de 10 ampéres e as de 20 ampéres. Escolha a mais potente se a tomada for usada por equipamentos que consomem mais energia, como geladeiras, ar-condicionado, secadores de cabelo e etc. Ela valerá também para os itens menos potentes. Procure sempre itens certificados pelo Inmetro.
2) Antes de mexer na tomada, desligue o disjuntor correspondente à área da casa onde se vai trocar a tomada
Isso vai evitar acidentes com choques elétricos durante o processo de troca da tomada. Além disso, caso ocorra algum erro na instalação, pode evitar que toda a parte elétrica da casa seja comprometida.
3) Ao abrir a tomada, desconecte os fios e veja se ainda está escrito neles o diâmetro transversal
Se o número não estiver à mostra, meça o diâmetro com uma régua simples. Caso o fio tenha 1,8 mm ou mais, ele é seguro e aguenta as tomadas mais fortes, de 20A. Se for menor, é melhor não arriscar e chame um profissional para revisar a parte elétrica da casa.
4) Se a nova tomada for do tipo dupla ou tripla, para até três aparelhos e aposentar de vez os benjamins, é preciso mais cuidado
Não divida os fios por conta própria e chame um eletricista para fazer o serviço com mais segurança. O mesmo serve para tomadas com interruptores, cujo processo é mais complexo. Se for dividir a fiação, use as tomadas de 10A e evite usar equipamentos que puxem muita energia. Para estes, use tomadas simples.
5) Retire o espelho da tomada, que pode ser parafusado ou apenas encaixado
Para tomadas simples, há apenas dois fios. Um azul claro e outro colorido, em geral preto ou vermelho. Corte fora a parte desencapada e abra novamente o fio, deixando cerca de 1 centímetro de cobre para fora, para fixar melhor na nova tomada. Na tomada com três furos, o do meio é sempre o fio terra. Se não houver terra, deixe o conector do meio vazio. Os outros dois podem ser ligados de qualquer lado.
6) Tome cuidado para não deixar fios soltos ou desencapados
Corte eventuais sobras de fio, para que não fiquem enrolados dentro da tomada. A possibilidade de eles entrarem em curto aumenta.
7) Religue o disjuntor e teste as conexões
Nessa hora, vale deixar para colocar depois o espelho da tomada nova. Se algo não funcionar, será necessário retirar tudo de novo.
Fonte: ZapImoveis