Confira ideias para economizar usando a criatividade e saindo da mesmice
O fim do ano está chegando e a decoração natalina faz parte do clima festivo desta época. Arrumar a casa já a torna mais aconchegante e vibrante para as comemorações em família e com os amigos.
Mas quando esta data se aproxima o nosso bolso já treme, pois nem sempre queremos usar os mesmos enfeites dos anos anteriores. Por isso, aqui vão novas ideias para que você possa inovar na decoração deste Natal.
A arquiteta Gisleide Oliveira dá dicas para confeccionar objetos de decoração natalina a partir de objetos que você tem em sua casa:
Árvores de Natal:
– Monte os enfeites na parede da sala criando o formato do pinheiro ou intercalando pregadores de roupas com botões de roupas colados na parede de forma inclinada para criar o formato da árvore de Natal;
– Coloque o pisca-pisca em volta de uma escada de madeira ou alumínio, pendurando os enfeites em suas extremidades e no centro. Assim você criará uma árvore diferente;
– Você também pode criar uma árvore fazendo um cone com um papel mais duro, como papel cartão na cor verde, e colocando este cone em um vaso que servirá de base. Enfeite o cone com botões de roupas, intercalando grandes e pequenos, conforme a sua preferência;
– Outra opção para árvore de Natal é enfeitar um galho seco de árvore.
Guirlandas
Você também pode inovar na guirlanda, aquele tradicional enfeite normalmente colocado nas portas:
– Você pode montar uma guirlanda com fotos da sua família ao redor do círculo. Quanto mais fotos, mais cheia fica e também mais bonita;
– Aproveite aquele rastelo que está encostado sem utilidade tirando o cabo e pendurando na porta de sua casa, enfeitando com botões de roupas.
Mesa
Para decorar a sua mesa, aposte nas velas, pois elas ajudam a trazer o espírito do Natal:
– Você pode colar uma vela dentro de um copo pequeno e enfeitar a parte externa com canela em pau, colocando a canela em toda extremidade do copo. Para que a canela fique firme, amarre uma fita fazendo um laço para ficar mais bonito;
– Sabe aquelas taças que ficam acumulando poeira? Você pode aproveitá-las colocando bolinhas de Natal dentro delas e emborcando na mesa. O fundo da taça pode ser usado para colocar velas. Com um jogo de três taças você monta um castiçal;
– Encha um vaso de vidro translúcido com bolinhas de Natal.
“A dica é aproveitar aquilo que você tem na sua casa para inovar com coisas simples, mas que podem fazer a diferença, como uma lâmpada queimada, por exemplo. Você pode transformar o lixo em criatividade, pintando a lâmpada para transformá-la em um boneco de neve”, sugere Gisleide.
Para economizar, você pode comprar velas brancas e pintá-las para decorar em casa. Você também pode aproveitar aquelas bolinhas que usou no ano passado usando glitter.
Para a designer de interiores Adriana Fontana, na entrada da casa ou no hall do apartamento vale improvisar e ser criativo, em especial na porta principal. “Se houver um aparador fica interessante incluir velas. Se for apostar na criação de uma guirlanda pode ser a partir de um tema único ou misturar algo que já tenha com enfeites novos. Nas janelas, minha sugestão é apostar no uso de bolinhas pequenas no batente”, sugere.
As tradicionais meias natalinas podem ser penduradas na parede, em meia altura, onde as crianças tenham acesso. Para compor a árvore, uma dica bacana e barata é utilizar fitas e formar grandes laços, misturando com as bolas da árvore que já tinha, mesclando cores.
“Vale se atentar ao uso de luzinhas, os chamados pisca-piscas. Deve-se avaliar bem se vai usá-los na árvore para não sobrecarregar, talvez optando apenas por usá-los nas áreas externas”, pondera a designer.
A arquiteta Adriana Victorelli acredita que a árvore de Natal não precisa ser um pinheiro tradicional. “Pode ser aquela árvore que te acompanha o ano inteiro no vaso da sala.
O pisca-pisca, por sua vez, pode ser adornado com forminhas de brigadeiro formando flores. E as bolas de Natal podem ser fotos dos amigos ou as fotos do instagram”, orienta. Mas a arquiteta continua apostando nas cores vermelho, verde, dourado, azul e prata para criar o clima natalino.
Reciclagem
Você também pode fazer peças decorativas com temas natalinos usando garrafas de vidro. Decore as garrafas com papais noéis, bonecos de neve ou coloque um pisca-pisca dentro delas, o que vai criar um efeito bem bonito.
A maneira mais fácil e barata de decorar as garrafas vazias de vidro é utilizando papel, que pode ser usado em conjunto com desenhos natalinos e até mesmo com outros elementos que você já possua em casa, como glitter, pedrarias, fitas coloridas e decoradas, plumas e penas e o que mais você quiser usar.
Abuse dos pinheirinhos, bonecos de neve, guirlandas ou os desenhos relacionados ao Natal de que você mais gosta. Cole-os em suas garrafas e as espalhe pela casa. Essa é uma forma rápida e simples de fazer uma bela decoração natalina que agradará a todos!
Fonte: ZapImoveis