Alguns ‘segredinhos’ podem evitar que o objeto fique torto
Quadros têm o poder de deixar o ambiente mais aconchegante. Modernos ou clássicos, eles dão charme extra às paredes da casa ou do escritório e dizem muito sobre quem ali vive. E existem algumas regrinhas na hora de pendurá-los na parede. A primeira delas diz respeito à altura da tela. O eixo da composição dos quadros tem que estar a 1,60 metro do piso, uma padronização definida pela altura média do olhar. A segunda dica é centralizá-lo de acordo com a parede no total.
A altura do quadro é o erro mais recorrente na hora de pendurar o objeto. É comum que as pessoas o coloquem em um posição muito baixa ou ainda muito alta. Outro “tropeço” é na composição. Há quem distribua os quadros com espaçamento grande ou pequeno demais. “O mais adequado é posicionar antes a formação no chão para ter uma ideia real de como ficará na parede”, ensina a designer de interiores Adriana Fontana. Vale ainda fazer um recorte de jornal com o tamanho dos quadros para ter uma ideia melhor sobre a formação da composição na parede desejada.
Apesar das dificuldades é possível pendurar quadros quando se está sozinho. Evidentemente que isso vai depender do tamanho do quadro. “Se for um quadro que consiga segurar sozinho é necessário checar os pontos de fixação que ele tem e, a partir disso, medir a parede. Além disso, vale ficar atento ao peso do quadro, se for pesado requer um cuidado maior”, orienta a profissional.
Pendurar e fixar
Quadros maiores exigem parafusos ou pregos mais resistentes. Fique atento na hora de comprar essas peças. “As buchas têm a especificação de quantos quilos suporta. Para não perdê-las o ideal é que se guarde tudo em uma caixa organizadora é o ideal.
”, diz Adriana.
Para quem deseja pendurar quadros com fitas adesivas no lugar de pregou ou parafusos, um adendo. “A fita é muito aderente, porém vale lembrar que em ambientes fechados sem ventilação, a cola acaba soltando pelo calor excessivo no local”, completa a profissional.
Fonte: ZapImoveis