Quando falamos em obras ou reformas, geralmente, o que vem à cabeça é o barulho, a poeira, o entulho… Para deixar nossa casa ou condomínio do jeitinho que a gente quer, é preciso conviver com este tipo de situação, mas você sabia que é possível ser sustentável até durante uma reforma?

Usando como base as três palavras-chave da sustentabilidade, reduzir, reutilizar e reciclar, separamos algumas dicas que irão contribuir para deixar sua reforma mais eficiente. Veja abaixo:

Reduzir:

Um dos pilares da sustentabilidade é a viabilidade econômica, ou seja, é preciso prever e ter controle do seu orçamento em todas as etapas da obra. Para isso, é fundamental um bom planejamento! Usar com eficiência os materiais da obra é um diferencial para evitar desperdícios.

Reutilizar:

Ao fazer uma reforma, nosso primeiro pensamento é substituir objetos antigos por novos, mas uma boa sugestão é reaproveitá-los. Dê uma nova função ao objeto ou faça uma reforma. Outra dica bacana é visitar algum ferro velho ou lojas que vendem móveis usados e “garimpar” madeiras, portas, janelas, móveis etc.

Reciclar:

A maioria dos materiais da obra é reciclável, por isso, reserve um espaço na residência para a separação adequada dos resíduos e, ao contratar uma caçamba, procure saber se eles descartam os entulhos de forma correta. As sobras de materiais são inevitáveis, portanto, é importante dar a elas o melhor destino! Doe os materiais e/ou móveis para quem estiver precisando ou ainda venda azulejos e pedras para cemitérios de azulejos.

Veja outras dicas importantes:

– Priorize o uso de tintas à base de água, pois sua composição agride menos a camada de ozônio e quem as manipula;

– Verifique se a madeira usada é certificada;

– Tente aproveitar da melhor forma a luz natural e a ventilação nos ambientes. Optar por janelas grandes ajuda bastante.

Agora que você já sabe como tornar sua reforma mais sustentável, mãos à obra! Siga essas dicas e compartilhe com seus amigos! Nossa atitude faz a diferença e lembre-se de por em prática as três palavrinhas-chave da sustentabilidade: reduzir, reutilizar e reciclar.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente.

Crédito Imagem: Decor Fácil