Confira algumas dicas de pequenas reformas que podem ser feitas em casa para dar maior segurança aos nossos idosos.

Quando falamos da melhor idade, além de beleza, a casa precisa ser segura para evitar possíveis acidentes com nossos velhinhos. Pensando neles, preparamos algumas dicas de reformas simples, mas que vão tornar seus dia a dia mais práticos e seguros.

Pisos

Uma das primeiras providências a ser tomada é eliminar tapetes e carpetes da casa, ou então substituí-los por modelos emborrachados com ventosas que fixam a peça ao chão. Esse cuidado é para evitar uma possível queda, que pode acontecer com pessoas de qualquer idade. Se possível, ao reformar sua casa, troque o seu piso e coloque revestimentos antiderrapantes.

Móveis

Evite deixar móveis no meio do caminho que possam atrapalhar a circulação nos ambientes da casa. Posicione-os contra a parede e no caso de armários, estantes e mesinhas, o recomendável é fixá-los no chão.

Outra mudança que pode ser feita nos móveis é substituir os puxadores das gavetas e portas de armários pelos modelos em formato de alça.

Escadas

Se a sua casa possui escadas, o ideal é que sejam instalados corrimãos do dois lados. Da mesma forma, fitas de papeis antiderrapantes – de preferência de uma cor bem contrastante – devem ser coladas na ponta dos degraus para evitar escorregões.

Atenção especial com o banheiro

O banheiro é considerado um vilão, devido ao número de quedas ocasionadas pelo piso úmido ou pela falta de lugar para apoiar-se. A instalação de barras de apoio ao lado do vaso sanitário, da pia e dentro do box são acessórios importantes para facilitar a mobilidade. Pisos antiderrapantes e tapetes de borracha aumentam a segurança no ambiente.

Outra recomendação é trocar o vaso sanitário por um mais alto. Se você não quer fazer essa modificação, pode também comprar um assento removível (que você encontra em lojas ortopédicas) – alguns já vêm com barras laterais de apoio.

Fonte: ImovelWeb