A construção de uma casa é um processo, por vezes, longo e permeado por uma série de escolhas e etapas. Se você está pensando em construir casa em condomínio fechado, esse processo possui ainda algumas especificidades, sendo necessário se ater à alguns pontos específicos para que seja feita uma construção de sucesso, que atenda às suas necessidades, e esteja de acordo com o que é exigido em um condomínio. Já se decidiu a construir sua casa dos sonhos?
Confira com a gente, então, como planejar casa em condomínio fechado e aprenda a se programar para realizar esse processo com êxito!
. Contrate um arquiteto
A assessoria profissional de um arquiteto é essencial para a boa execução de seu projeto. Além de desenhar a planta da casa, um arquiteto planejará a obra em busca do melhor custo/benefício para você, trazendo assim, uma boa economia no fim da construção.
. Verifique o regulamento interno de edificações do condomínio
Todos condomínios fechados de casa possuem um documento com diretrizes para suas construções. Por isso, antes de dar início a qualquer etapa da obra, é necessário verificar este documento e garantir que seu projeto se enquadra nessas regras. Estude essas normas junto ao seu arquiteto e planeje-se com criatividade dentro do que é exigido.
. Recuos da edificação
Para garantir a privacidade e o conforto dos moradores, evitando casas muito próximas umas das outras, todos condomínios possuem regras que definem os limites de dimensões e recuos de suas edificações.
Por isso, ao dar início a idealização do projeto, é necessário atentar-se às dimensões frontais, traseiras e laterais da sua casa, enquadrando-se nas convenções do condomínio.
. Limite de altura da edificação
Prezando pela padronização, os condomínios apresentam regras limitando a altura das casas. Verifique este limite e atenha-se à ele para construir casa em condomínio fechado. Converse com o arquiteto para encontrar a melhor solução dentro desse limite.
. Gestão da obra
Além das diretrizes que padronizam como devem ser as casas, os condomínios possuem também regras para o manejamento da obra. Atente-se à elas para gerenciar a produção de entulhos, armazenamento de materiais, uso da calçada, limpeza, etc. Tudo isso afeta a vida de quem já está morando no condomínio.
Gestão financeira da obra
Assim como a parte logística do projeto deve ser toda planejada previamente, também é necessário fazer uma previsão de gastos bem fundamentada para evitar a interrupção da obra. Prepare para gastos com: impostos (ITBI, cartório, etc.), levantamento planialtimétrico e sondagem do solo, taxas da prefeitura e condomínio, profissionais especializados, etc.
Tente levantar a maior parte do montante necessário para a conclusão da obra antes de começar a construir, já que os financiamentos para construção não são facilitados quanto os de compra.
. Ideias para construir em condomínio fechado
Pense, de forma geral, como quer que seja a casa antes mesmo da compra do lote. Assim, você já escolhe o lote com uma configuração em mente para a construção: nascente, poente, de esquina, etc. Pense nessas variáveis, se possível peça consultoria de um arquiteto também nessa etapa do planejamento.
Fonte: blog.fgr.com.br