Liberdade, custo, existência de comércios ou empresas de serviços por perto. Esses e outros fatores podem afetar a decisão de onde morar. Você prefere condomínio ou casa em bairro aberto?
Onde você prefere morar: Em bairro aberto ou em um condomínio fechado? Por muito tempo a tradição das moradias no Brasil foi os chamados bairros abertos que constitui a maioria nas cidades brasileiras. Pouco movimento, segurança boa e um relacionamento muito próximo entre as pessoas faziam com que a opção por condomínios fechados não fosse a preferência popular.
Mas os tempos são outros. O excesso de barulho, a falta de segurança, especialmente nas médias e grandes cidades e um visível afastamento das pessoas tem levado muita gente a optar por morar em condomínios fechados.
Já morei em condomínio fechado e embora atualmente more em baixo aberto, recentemente estive analisando a possibilidade de voltar a morar em um condomínio. Juntando a minha experiência à de outros relatos que encontramos por ai é possível traçar um perfil das características de cada um:
Bairro Aberto
. Mais liberdade.
. Bairro aberto nos dá a sensação de mais liberdade, talvez seja apenas sensação. Ainda corrobora para este pensamento o fato de que em bairro aberto não há restrições quando ao tamanho ou estilo do imóvel, coisa que pode acontecer em alguns condomínios.
. Custo.
. Algumas pessoas considera o custo pago em condomínio como um aluguel vitalício e por isso preferem o bairro aberto.
. Comércio e serviços.
. Morar em bairros geralmente nos conecta mais facilmente com comércios e serviços próximos, como farmácias, supermercados, padarias, etc. Geralmente os condomínios fechados tender a ficar em regiões mais afastadas.
Condomínio Fechado
. Mais privacidade.
. Este é um ponto forte para quem busca privacidade pessoal ou familiar
. Melhor segurança.
. Mesmo com os diversos problemas de roubo e furtos ocorridos em vários condomínios, este ainda é um ponto importante a ser considerado.
. Custo do condomínio.
. Tudo isso tem um preço e em alguns casos a conta pode ser salgada. Se o condomínio for vertical e o uso de elevadores for necessário, o custo aumenta mais ainda.
Conclusão
Os exemplos acima não se esgotam e certamente não é fácil decidir, pois há fatores favoráveis e contrários em ambos os casos. Creio que a experiência anterior de cada um com moradia, o estilo de vida e as projeções para o futuro são pontos que usamos nesta decisão.
Fonte: casadicas.com.br