Investimento imobiliário: como investir em loteamento
O mercado imobiliário possui ótimas opções para quem deseja investir com segurança e com rentabilidade. Apesar de as transações com imóveis construídos serem mais conhecidas, nem sempre esse tipo de investimento é o melhor disponível, especialmente em um momento de crise no mercado imobiliário.
O investimento em loteamento, por sua vez, trata-se de uma opção repleta de vantagens, mas que precisa de cuidados redobrados para garantir um bom negócio. Está interessado em fazer bons negócios imobiliários? Confira a seguir como e por que investir em loteamento!
O que é?
É uma espécie de divisão do solo urbano e que prevê a abertura de ruas para o seu acesso. De maneira geral, o loteamento pode ser considerado uma espécie de terreno do solo urbano e que pode ser utilizado para a construção de imóveis diversos.
Além disso, esse empreendimento também é uma ferramenta utilizada pelo poder público para dividir as cidades, controlando seus crescimentos e também garantindo mais segurança para quem decide comprar um terreno.
Por que investir nisso?
Investir em loteamento, então, é uma opção bastante rentável para quem procura no mercado imobiliário uma opção benéfica e lucrativa de investimento. Realizar a aplicação nessa área, inclusive, pode ser mais benéfico do que investir em um imóvel pronto e dentre as principais vantagens estão:
Elevada valorização
Com espaços cada vez mais reduzidos nos grandes centros investir em lotes amento é um bom negócio devido à elevada valorização graças a alta demanda. Isso significa que ao adquirir um loteamento, grandes são as chances de que em pouco tempo a área se torne ainda mais valorizada e você possa vender por um preço mais alto.
A valorização é ainda mais destacável quando se trata de uma região em desenvolvimento e crescimento. Com isso, o valor da área se torna progressivamente maior, garantindo mais rentabilidade.
Condições especiais e incentivos
Esse empreendimento também encontra condições especiais e incentivos para a compra, como taxas de juros menores e financiamento total. Diferentemente do que acontece em relação a muitos imóveis, portanto, você pode experimentar um processo mais simples e com mais incentivos ao decidir investir nesse tipo de negócio.
Maior liquidez
Quando você investe em um imóvel existe uma dificuldade maior em vender esse bem em um momento posterior, o que caracteriza uma falta de liquidez. Por sua vez, um loteamento é uma aplicação que possui maior liquidez, ou seja, você consegue vender mais facilmente. Isso, em parte, é devido ao valor menor do que se contasse com uma construção e em parte devido à alta demanda por espaços urbanos.
Grande versatilidade
O investimento em loteamento possui grande versatilidade já que ao adquiri-lo você está diante de uma série de projetos possíveis. Com isso, pode-se apenas mantê-lo para revendê-lo depois ou então agregar valor ao construir um imóvel, por exemplo.
Como investir em loteamento?
Para investir, o primeiro passo é encontrar uma empresa responsável que seja de qualidade e confiança, porque somente assim você terá a certeza de que é um bom negócio. Além disso, também é muito importante visitar o local antes de fechar negócio para garantir que ele seja como você espera.
Outros passos incluem a verificação de documentação, checagem da existência de saneamento básico e pesquisa junto à Prefeitura para confirmar que o lugar é regularizado. A última etapa é a procura do Cartório de Registro de Imóveis para conferir a situação do lote e para garantir que o investimento seja possível.
Aplicações desse tipo garantem altas taxas de rentabilidade devido à sua valorização, liquidez, versatilidade e condições facilitadas de pagamento. Para que seja possível aproveitar essas vantagens é importante escolher uma empresa de qualidade que seja responsável pelo loteamento, evitando que você adquira um local irregular.
Foto: fmempreendimentos.com.br/portfolio-items/loteamento-portal-do-mendes-i-e-ii/
Fonte: urbamais.com.br