Veja dicas para harmonizá-la na decoração sem errar

Todo final de ano é a mesma coisa, a Pantone causa um verdadeiro alvoroço ao revelar a cor que será a principal tendência do ano seguinte; e em 2016 não foi diferente. Em dezembro, a empresa que é fornecedora oficial dos padrões de cores para a indústria da moda e do design indicou que 2017 será o ano do Greenery, um tom de verde musgo com fundo amarelado que promete ganhar muito destaque na decoração.

A arquiteta Vanessa Chieregato explica que o tom da vez tem muito a ver com a busca pelo natural: “a escolha do Greenery para 2017 foi uma busca pela revitalização e reconexão com o mundo e com a natureza”, conta ela.

Ao que tudo indica, o tom tem mesmo tudo para cumprir com a promessa de ser um reencontro com o natural e, na decoração, é a pedida perfeita para ambientes que precisam de um toque de harmonia: “o verde é a cor que simboliza o equilíbrio entre o claro e o escuro; o calor e o frio; simboliza saúde, bem-estar, tranquilidade, esperança. É uma cor coringa na decoração em suas diferentes tonalidades, e ainda pode trazer muita personalidade”, detalha Vanessa.

A arquiteta Julyana Bortolotto enfatiza o quarto como ambiente ideal para o uso do Greenery, por seu apelo relaxante, mas ela ainda indica infinitas possibilidades para incorporar a cor na decoração: “um sofá azul marinho com almofadas Greenery fica lindo! Junto com o Rosa Quartz e o Azul Serenity também

[ambos tons Pantone de 2016]. Uma decoração monocromática na sua base (paredes, sofás, tapetes) pode abusar deste tom nos detalhes (almofadas, objetos decorativos, papel de parede)”.

E se você já tem a casa toda montada, mas não quer ficar de fora da tendência, Julyana diz que a dica é aproveitar o novo tom de verde em pequenos itens: “abuse em detalhes criativos! Numa cozinha use potes, xícaras decorativas, etc. Numa sala: almofadas, uma manta, a capa da poltrona”.

Mas se além de “onde usar”, uma grande dúvida que você tem é “como combinar”, não se preocupe e saiba que apesar de parecer exótico, o Greenery não é difícil de ser harmonizado com outros tons. A arquiteta Julyana Bortoloto indica tons mais claros e neutros como o Rosa Quartz e Azul Serenity, já citados, e o Cinza Chumbo. Já a profissional Vanessa Chieregato aposta na mistura com cores mais fortes, como vinho, azul marinho e no contraste com o off-white e o branco “que criam uma harmonia com a cor sem correr o risco de se perder nos exageros”, segundo ela.

Agora que você já tem todas as dicas em mente, já pode começar a desbravar a casa para analisar onde aplicar o Greenery, pois conforme explica Julyana, o segredo é realmente pensar na cor conforme o uso em cada ambiente e este é o maior cuidado a ser tomado: “se você está falando de um lavabo ou um hall de entrada tudo bem ousar na cor de forma mais ampla, pois é um lugar de pouca permanência. Se estamos falando de um estar ou uma sala de jantar temos que considerar que você provavelmente ficará mais tempo nestes ambientes. Mais importante do que seguir tendências é deixar a casa com sua personalidade, refletindo seus gostos e deixando os espaços confortáveis. Uma casa é feita para ser vivida!”.

Foto: Br.Pinterest.com.br

Fonte: ZAP Imóveis