Ousada, ela traz leveza e transparência para o ambiente
Já pensou em colocar uma escada feita totalmente de vidro em sua casa? Parece uma opção de decoração ousada e pouco funcional. No entanto, o vidro pode dar um toque sofisticado, por trazer leveza e transparência. Mas antes de escolher esse tipo de escada, é necessário prestar atenção na qualidade do material e utilizá-lo de forma adequada.
A designer de interiores Marilia Veiga diz que o vidro é um material muito seguro e há um tipo específico para ser usado em escadas, mas lembra que deve ser evitado perto de piscinas. “O importante é trabalhar com fornecedores especializados. Caso haja crianças na casa, o cuidado maior deve ser pelo fato de ser liso e não com o vidro em si”, explica.
A decoradora Natália Ávila diz que a escada deve ser feita em uma boa vidraçaria a partir de um projeto. “Seguindo alguns cuidados podemos considerá-la segura”, diz a profissional. Veja algumas dúvidas mais frequentes respondidas pelas duas profissionais consultadas pela reportagem:
Como eu posso utilizar a escada de vidro na decoração?
A escada em vidro pode ser usada como qualquer outro elemento na decoração, mas ela não servirá somente como acesso para o pavimento superior. Será uma peça de muito destaque, chamando atenção toda para ela. Como o vidro é um material frio, é possível trabalhar outras texturas existentes nessa composição, para não perder o aconchego.
Qual tipo de vidro é utilizado?
As laminas de vidro temperada são as de maior resistência. O valor varia entre região e vidraçarias, mas trata-se de um material mais caro que uma alvenaria, por exemplo. Além disso, toda a estrutura da escada precisa ser levada em conta.
A escada de vidro combina melhor com qual tipo de decoração?
Com uma decoração mais atual, pois carrega com ela um tom moderno e sofisticado. Vai bem com ambientes corporativos onde precisa passar essa filosofia. Sua proposta é leve e a transparência traz um ar contemporâneo e cosmopolita.
Você recomenda a escada de vidro para qual tipo de cliente?
Trata-se de uma escolha muito específica. É o perfil de uma empresa ou pessoa que queria algo marcante. Há também clientes que procuram certa ousadia no projeto, aqueles que fogem do gosto mais básico.
Pode sair de moda?
É mais uma questão de propósito e estilo do que de modismo. Em uma decoração mais contemporânea se encaixa bem, se for uma decoração clássica ou mais rural talvez nunca se encaixe. Mas a escada com esse material pode ser utilizada em qualquer época, o uso do vidro não sai de moda.
Foto: Reprodução/Shutterstock
Fonte: ZAP Imóveis