Acidentes em casa acontecem, mas muito pode evitar com alguns cuidados básicos

Não é porque estamos em casa que não estamos sujeitos a sofrer acidentes. Por isso, é importante saber como evitá-los e assim diminuir a chance de se machucar, principalmente se moram crianças e idosos na casa.

No quarto

Cuidado com a altura das camas nos quartos. Se você tem filhos e precisa de um beliche, pare e pense se realmente é necessário um móvel como esse, pois só é indicado a partir dos seis anos. Se essa for a única opção, muitas vezes pelo tamanho do cômodo, coloque grades de proteção na cama, principalmente na parte superior. Se optar por camas comuns, pense em comprar aquelas com o tamanho exato. Tenha em mente que ao acordar, a pessoa deve conseguir colocar os pés no chão para não cair, importante para idosos quanto para crianças.

Outra ideia interessante para o quarto é ter um abajur ou um interruptor de luz ao lado da cama, assim você ilumina o quarto antes de levantar e evita acidentes.

No banheiro

No banheiro o cuidado deve ser redobrado, pois ele geralmente está molhado. Procure colocar tapetes de borracha que grudam mais facilmente no chão e tiras antiderrapantes tanto na saída do box, quanto dentro. Se na casa moram idosos, coloque barras de ferro ao lado do vaso sanitário, para facilitar quando forem sentar e levantar.

Se atente a instalação do chuveiro elétrico. Ele precisa ser muito bem instalado para evitar choques elétricos. E não se esqueça de sempre secar o banheiro, tanto para você quanto para os outros usarem. Um piso molhado pode causar sérios acidentes a qualquer um.

Na cozinha

Quando pensamos em segurança na cozinha, as crianças precisam estar em primeiro lugar. Por isso, coloque sempre o cabo das panelas que estiverem no fogão para dentro e nunca virados para fora. Tome muito cuidado também com os talheres, se eles tiverem que ficar no escorredor, deixe os cabos para cima e procure deixar as facas sempre guardadas, se acabaram de ser lavadas, já as guarde.

Corredores e escadas

Os corredores e as escadas da casa devem estar sempre muito bem iluminados. Se a escada tiver um piso escorregadio, procure colocar fitas antiderrapantes, pois ela pode se tornar um dos lugares mais perigosos da casa. Nos corredores tome bastante cuidado com os tapetes, para que eles não formem “ondinhas” que podemos tropeçar.

Na sala

Na sala devemos nos preocupar com as estantes, mesas e todos os outros móveis que crianças possam utilizá-los para escalar. Tome cuidado quando for deixar uma cadeira ou banco perto de móveis altos para que a curiosidade delas não faça com que elas subam.

Remédios

Tome muito cuidado com os remédios e outros produtos tóxicos que fazem mal à saúde. Remédios devem ficar muito bem guardados e longe do alcance das crianças, assim como os produtos de limpeza, por exemplo, que também devem ficar escondidos e muito bem fechados

Fonte: ImovelWeb