Ambientes integrados pedem harmonia entre as decorações e macetes para não acumular sujeira

A integração de ambientes tem sido cada vez mais comum em novas construções. Apartamentos menores pedem cozinhas e salas de jantar transformadas no mesmo ambiente. Além disso, a cozinha integrada à sala − conhecida como cozinha americana − caiu no gosto da família brasileira por ser prática, moderna e permitir a quem está cozinhando interagir com os convidados ou com a família.

Existem diversos projetos de decoração para esse tipo de cozinha e, de acordo com a arquiteta Cinthia Garcia, o balcão que divide os ambientes (sala e cozinha) e serve como apoio ou mesa é uma das peças-chave para compor harmonia e beleza.

Ela recomenda a utilização de silestone – rochas industrializadas – que possui uma linha ampla de cores. Bancadas de madeira também podem ser utilizadas e conferem charme para dividir a cozinha da sala. “Também costumo indicar espelhos aos clientes porque ampliam o ambiente”, comenta Cinthia.

Outra dica importante da arquiteta é que o estilo da decoração não fuja ao do padrão do resto do projeto.

Como a proposta da cozinha americana é integrar os ambientes, o ideal é que o piso seja o mesmo. “Por isso, eu utilizo pisos frios, como porcelanato”, comenta Cinthia.

O piso frio é mais fácil de limpar e pode ser utilizado tanto na sala como na cozinha. Mas, há quem defenda a utilização do piso de madeira. Alguns arquitetos dizem que os vernizes que as madeiras recebem hoje são mais fortes e dão mais proteção.

Além disso, os produtos de limpeza atuais anulam a necessidade de jogar água no chão para lavar a cozinha. Para piso de madeira na cozinha também existe o artifício de utilizar pastilhas no chão, formando uma espécie de tapete.

Quem opta por comprar um apartamento com cozinha americana ou deseja readequar a planta do seu imóvel a esse estilo de decoração integrada precisar adotar alguns cuidados para que a sujeira feita na cozinha na hora de cozinhar não se espalhe pela sala.

É necessário, por exemplo, investir em uma coifa potente para que a fumaça não se propague. A arquiteta recomenda investir em coifas com sistema de silenciador. “O barulho das tradicionais incomoda quem está na sala”, diz.

Cinthia conta que fica difícil mensurar quanto, em média, seria o gasto para decorar uma cozinha americana, já que existem diversos tipos de projeto. Mas calcula que o preço fica cerca de 20% superior a um projeto de cozinha convencional.

“Esse acréscimo fica um pouco maior caso a planta não seja integrada e seja necessário quebrar paredes”, explica.

Fonte: ZAP Imóveis