A decoração para os quartos dos recém-casados devem ter um toque diferente para os dois se sentirem mais a vontade
“Juntar as escovas de dentes” é o sonho de muitos apaixonados. Casar, ter filhos, passar ótimos momentos juntos… Mas essa vida a dois precisa de um cenário: o lar. É nele que o casal vai construir uma história. Por esse motivo, é tão importante decorá-lo de maneira agradável, elegante e deixá-lo com a cara dos recém-casados.
Para ajudá-lo nessa nova fase, vamos dar algumas dicas para montar o quarto dos pombinhos. Elas também podem ser utilizadas nos demais cômodos da casa, para aproveitar melhor os espaços, agradar aos novos moradores e deixar o lar mais aconchegante.
Verifique o orçamento disponível
Antes de começar a decorar qualquer cômodo da casa, é preciso analisar o quanto há disponível para gastar nesse quesito. Como existem diversos objetos essenciais e que nem sempre são dados como presente de casamento, alguns precisam ser comprados. Entretanto, se seu orçamento estiver apertado, pode-se começar adquirindo, em um primeiro momento, somente uma cama bem confortável, duas mesinhas de cabeceira ou criados-mudos e um armário. Quanto ao último item, dê preferência àqueles com portas de correr, pois ocupam menos espaço. Os demais itens, aos poucos, vão sendo comprados e seu quarto ganhando mais identidade.
Defina cores e estilo
Um ambiente agradável também é conseguido através de combinações, mesmo que seu forte não seja o design. Comece definindo um estilo: étnico, romântico, requintado, minimalista… Isso definirá os móveis, o estilo da decoração e os objetos a serem colocados. Quer o estilo zen? Use pequenas estatuetas do Buda. Quer algo mais fino? Aposte no branco. Estilo rústico? Opte por móveis clássicos e de madeira. Além disso, é muito importante pensar nas cores. Não decore com tons fortes porque, antes de tudo, o quarto é lugar do descanso, por isso pense em criar um ambiente relaxante.
Foque nos gostos em comum
Planejar e decorar o quarto do casal apenas seguindo as preferências de um ou de outro não é uma boa ideia. Apesar dos dois formarem um casal, ainda assim são pessoas diferentes com preferências próprias. Primeiramente, é fundamental combinar afinidades, como os hobbies compartilhados por ambos. Para onde gostam de viajar? Que tipo de música admiram? Quais os personagens preferidos dos dois? Isso ajuda na hora de escolher o tipo de móveis, os objetos de decoração, tapetes, cores e almofadas, compondo assim um estilo para o quarto.
Caso o espaço não seja dos maiores, a dica é optar por cores mais claras em paredes e móveis para dar uma sensação de amplitude. Outra ação que deixa o quarto com uma aparência maior é apostar na iluminação. As luzes, em abajures e no teto também são capazes de conferir charme ao ambiente. Mas, independentemente do tamanho do quarto, cuidado com mobílias muito grandes, que além de tomar o espaço dificultam na hora da limpeza.
E na decoração, escolha peças alegres e modernas, para deixar o ambiente mais sofisticado. Uma ideia simples que não costuma pesar no bolso são os quadros e, principalmente, fotografias na parede. Afinal, este cômodo precisa ser confortável, aconchegante e aprazível não só para dormir ou descansar, mas para também propiciar momentos românticos aos recém-casados.
Tenha paciência para pechinchar
Nunca escolha o primeiro armário ou a primeira cama que encontrar pela frente. Pesquisar e pechinchar modelos, tendências e preços é fundamental, ainda mais quando se trata de montar um novo apartamento, onde várias peças precisam ser adquiridas de uma vez. Pesquisa e paciência são tudo nesse momento!
Uma boa dica para os recém-casados, principalmente para gastar menos, é aproveitar objetos, sobretudo acessórios e peças decorativas, provenientes de seus quartos de solteiros. Alguns podem cair muito bem na nova casa!
Aposte em versatilidade
Opte por peças versáteis, que podem desempenhar mais de uma função. Espelhos, prateleiras, luminárias são bons exemplos de acessórios úteis e decorativos que não ocupam espaços.
Essas são apenas algumas dicas para os recém-casados montarem seus quartos, de acordo com seus gostos e viabilidade financeira. Mas se dinheiro não for um problema, um decorador pode ser contratado para ajudar.
Fonte: Imóvel Web