Revestimento tem aspecto rústico, pode ser usado em qualquer ambiente, garante charme e não pesa no bolso
O azulejo terracota é bastante versátil e dá um tom natural ao ambiente. Com aspecto mais rústico, esse é o tipo de revestimento que não sai de moda. Pode aparecer em qualquer tipo de ambiente, desde os fechados, como sala e quarto, como também em áreas externas, como terraços e decks de piscina, para citar alguns exemplos. São muitas as vantagens para a escolha do azulejo terracota. Além de garantir charme, ele é um material de fácil limpeza e que não pesa no bolso.
Ao aplicar o revestimento, o efeito é bastante natural por se tratar de um material mais rústico. “O azulejo terracota ou tijoleira é feito de barro ou argila de forma manual resultando num material ecológico. É um elemento clássico que não fica obsoleto com o passar dos anos e traz um colorido natural e aconchegante ao ambiente”, afirma a arquiteta Rozze Domingues, do escritório Doma Arquitetos. Além disso, existem várias formas de fazer uso do material, com inúmeras formas de combinar. “Ele pode ser adquirido em vários tamanhos e formas: quadrados, retangulares, octogonais e hexagonais, permitindo infinitas possibilidades de combinação em suas aplicações”, acrescenta.
A cor de cada pedra pode variar, não mantendo uma uniformidade e, justamente por isso, pode ter um resultado bastante charmoso. “Eles são fabricados e cozidos de forma artesanal e, por isso, uma pedra nunca é igual à outra, variando de tonalidade e o acabamento resultando em um efeito final bonito e original”, afirma a arquiteta.
O material pode ser especificado para qualquer tipo de ambiente, seja de natureza residencial ou comercial. O azulejo terracota pode ser aplicado em revestimentos de salas, terraços, cozinhas, quartos e banheiros.
Também tem várias opções em cada ambiente. “Ele pode ser utilizado também em revestimentos de tetos, paredes, muros, pilares e bancadas, oferecendo inúmeras possibilidades na criação do projeto”. Além disso, por ser mais rústico, se torna funcional e versátil. “Por conta de sua textura rústica, sem polimentos, é antiderrapante, podendo também ser aplicado em rampas acessíveis, escadas e em decks de áreas de piscinas”, ressalta Rozze Domingues.
O azulejo terracota tem outros pontos positivos a seu favor. O primeiro deles é que é acessível ao bolso. O segundo é a fácil manutenção. “É um material que não tem a necessidade de uma manutenção especial pois, em sua aplicação, já fica impermeabilizado”, explica a arquiteta. Outra vantagem é que ele é bastante resistente. “É um material também resistente à luz solar, não sendo alterado em sua cor com o passar do tempo, mesmo que seja aplicado em áreas de grande exposição ao sol”, completa a arquiteta.
Uma dica para quem optar pelo azulejo terracota é guardar alguns exemplares mesmo depois de fazer a aplicação do material em todo o piso. Eles podem ser úteis para uma futura substituição, se preciso for. “Caso haja algum dano em alguma área, o azulejo pode ser removido facilmente sem a necessidade de trocar todo o piso e substituído por uma ou por pedras novas”, conclui Rozze Domingues.
Foto: Reprodução/Pinterest
Fonte: ZAP Imóveis