Temperado, serigrafado e laminado são apenas alguns exemplos deste importante material
Vidros são parte importante dos projetos de casas e apartamentos. E utilizados baseados na necessidade do ambiente, que pode “pedir” transparência, reflexão, segurança, controle acústico, eficiência energética e estética. Por causa da aplicação extensa são vários os tipos de vidros no mercado.
Vidro laminado
Um dos mais populares é o laminado, ideais para aplicações que requerem desempenho acústico e segurança em diferentes níveis. Fachadas com vidros aplicados, varandas,coberturas, guarda-corpos de mezaninos e piso de vidro são exemplos feitos de laminado. “Ele oferece maior proteção contra raios UV e amplas possibilidades estéticas com a seleção de cores e opacidade ”, explica a diretora de marketing da empresa especializada GlassecViracon, Claudia Mitne.
O laminado é composto por duas ou mais lâminas unidas por um intercalário de polivinil butiral, popularmente conhecido como PVB, que impede que ele se estilhace em caso de quebra. Essa propriedade reduz o risco de lesões corporais e danos materiais, além de manter o vão fechado.
Vidro temperado
Quando se fala em resistência, o vidro temperado é bom representante, e outro tipo muito comum no mercado. Utilizado em portas e vitrines, é entre quatro e cinco vezes mais forte que o vidro comum. Em caso de quebra, o vidro temperado forma pedaços pequenos e relativamente inofensivos, reduzindo as chances de ferimentos e facilitando sua soltura dos caixilhos. “Esse tipo de vidro é tratado termicamente para ter uma resistência mecânica maior a alguns esforços”, diz a profissional.
Para todos os tipos de vidro, a espessura é muito importante e calculada em função das dimensões do caixilho a ser instalado, da localização e volumetria do edifício, além da carga de vento que será impacta neste vidro.
Os vidros instalados devem ser mantidos limpos. A limpeza deve ser feita com água e sabão neutro, com pano ou esponja macia. A periodicidade da limpeza depende de sua localização.
Outros tipos de vidros e suas aplicações:
Vidro float temperado: está em portas, janelas, divisórias, box para banheiro, paredes decorativas, tampos de mesas, mobiliário, fechamento de sacadas, guarda-corpos, pisos e escadas e portas de armários e de guarda-roupas.
Vidro impresso temperado: usado em portas, divisórias, paredes decorativas, tampos de mesas, cubas de vidro e em instalações autoportantes.
Vidro serigrafado temperado: é conhecido por ser utilizado em porta, janelas, divisórias, paredes decorativas, tampos de mesas, instalações autoportantes e mobiliário.
Vidro refletivo temperado: está em fachadas, box para banheiros, portas, janelas e sacadas.
Fonte: ZAP Imóveis