Objetos feitos a partir do metal e peças no tom podem ser utilizados em todos os ambientes da casa

As cores metalizadas ou objetos feitos de metais incrementam o visual de qualquer ambiente. Além dos conhecidos e bastante usados prata e dourado, o cobre é muito bem-vindo, se usado com moderação. Basta estar atento a algumas regras.

O ideal, segundo especialistas, é evitar a mistura excessiva do cobre com outros materiais metalizados, como o dourado e o cromado. “Procure sempre investir na predominância de um dos metalizados. O cobre é um material muito interessante, que pode ser utilizado tanto em um ambiente contemporâneo quanto em um ‘decor’ mais despojado”, ensina a arquiteta da Figoli-Ravecca Arquitetos, Patricia Cillo.

Ele ainda vai muito bem ao lado de outros materiais como madeira, revestimentos coloridos e vidro. É possível ter detalhes em cobre em qualquer cômodo da casa.

Vale apostar em itens como maçanetas, metais sanitários, molduras de quadros, pés de mesa e puxadores de gavetas, que aparecem com acabamentos escovado ou brilhante. Em objetos, o cobre está em luminárias, lustres, porta-retratos, baldes, saladeiras, tachos, panelas e móveis como mesas laterais.

Para a profissional, a última peça citada, aliás, é um coringa na decoração. “A mesa lateral é muito versátil na hora de decorar os ambientes, além de ter um ótimo custo benefício. Em tom de cobre, pode ser encaixada ao lado da cama, do sofá e até na composição com outras mesas”, ensina.

Foto: Divulgação/Figoli-Ravecca

Fonte: ZAP Imóveis